O construtor de exemplos

por jan 25, 2022

A força do exemplo é maior que todas as palavras de apoio proferidas num discurso. A simples presença do líder faz despertar a confiança das pessoas, que sabem que podem contar com ele. Mas para que a equipe confie no líder, ele precisa cumprir, tanto quanto os outros, as regras. Elas devem valer para todos e em todas as circunstâncias. É uma ilusão querer que os outros façam o que você não consegue fazer.  Suas ações precisam corresponder ao seu discurso.  A pessoa que estabelece regras para o grupo e não as obedece, destrói a equipe.

Aquele pai que troca o seu carro numa época em que todos da família estão economizando, arrasa a moral do grupo e quebra a confiança que a família tem nele.  Quando você implantar uma regra, seja o primeiro a seguir.  Afinal, se as regras que você criou são válidas, elas devem servir, também, para você!  Senão, acontece como naqueles tristes casos de psiquiatras que escreveram livros maravilhosos, ensinando as pessoas a viverem bem e acabaram se suicidando. Puxa vida! Não conseguiram aproveitar as próprias ideias…! – Comentam as pessoas.

Dois pesos e duas medidas não tem mais cabimento no mundo de hoje. Cada vez mais o mundo precisa de pessoas que ponham em prática o que dizem e que vivam suas ideias. Você é o modelo de sua equipe, mesmo que não saiba. As pessoas sempre vão se inspirar em você. Elas vão tratar seus clientes da mesma maneira que você as trata. Elas vão se envolver nos novos projetos como você o faz. Se você é conspirador, sua equipe também vai ser, principalmente contra você. Se você é um líder que valoriza o estudo, sua equipe vai valorizar a aprendizagem.

Muitas vezes, o presidente da empresa faz a abertura de um programa de treinamento e, depois do discurso inaugural, com muita classe, pede licença e vai embora. Ele não percebe que, naquele momento, está dando um golpe fatal no programa. A força de seu exemplo é maior que todas as palavras de apoio proferidas em seu discurso. Eu, particularmente, fico muito feliz quando, ao administrar um Seminário de Alta Performance, vejo o presidente da organização ser o primeiro a caminhar sobre as brasas. Com certeza, seus funcionários não esquecerão essa imagem. Eles percebem que o compromisso é de todos.

O mesmo acontece na família. Você é o ídolo de seus filhos, eles vão seguir seus passos! A orientação não funciona quando os pais cobram deles o maior empenho em relação aos estudos e, por sua vez, nunca leem um livro. Se você é um daqueles pais experts em abrir latinhas de cerveja a noite inteira e deliciar-se em frente à televisão, esqueça. Seu filho vai aprender a enganar o tempo em frente ao livro também. Exatamente como acontece com aquelas mães que ficam em casa o dia inteiro sem fazer nada e vivem cobrando da filha uma postura empreendedora. A força de seu exemplo é maior que as palavras que utiliza. Sua atitude perante a vida contamina todos os móveis da casa.

Napoleão Bonaparte, sem dúvida, foi um dos maiores líderes que este mundo já conheceu. Certa vez, seu exército estava se preparando para uma das maiores batalhas. As forças adversárias tinham um contingente três vezes superior ao dele, além do equipamento ser de qualidade muito superior. Napoleão avisou os generais de que ele estava indo para a frente de batalha e estes procuraram convencê-lo a mudar de ideia:

– Comandante, o senhor é o império – disse-lhe uma deles. Se morrer, o império deixará de existir. A batalha será muito difícil. Deixe que nós cuidaremos de tudo. Por favor, fique! Confie em nós!
Tudo em vão – não houve nada que o fizesse mudar de ideia. No meio da noite, o general Junot, um de seus brilhantes auxiliares e amigo, procurou-o e, de novo, tentou mostrar o perigo de ir para a frente de batalha. Napoleão olhou-o com firmeza e disse:
– Não tem jeito, eu vou!
– Mas por quê, comandante?
– É mais fácil puxar do que empurrar!

Ele tinha razão! Quando você está junto, as pessoas entram na sua energia vencedora. Quando o líder assume os riscos com a equipe, suas palavras ganham credibilidade. Quando o líder toma para si as consequências de suas decisões, obtém o respeito de seus colaboradores. Quando você vai para a frente de batalha com seus funcionários ou seus filhos, sua equipe se sente protegida para arriscar. A simples presença do líder faz despertar a coragem e a confiança de todos. As pessoas sabem que podem contar com o líder.

Nelson Mandela é um modelo de líder que inspira os outros pelas suas atitudes. Que atitudes? De início, ele liderava apenas os negros da África do Sul. Depois, mostrou aos brancos que também poderia liderá-los. Quando os brancos aceitaram sua liderança, passou a atuar como o integrador da África do Sul. Eram sua sabedoria e riqueza interior que estavam em ação, constantemente reafirmadas nas suas atitudes. Como é que alguém que passou quase trinta anos como prisioneiro político de um regime injusto e desumano, como ocorreu com Mandela, teve capacidade para liderar as transformações e integrar a África do Sul? Essa pergunta foi feita a Mandela uma infinidade de vezes. Ele respondeu: “Não fiquei todos esses anos, preso. Fiquei me preparando para o dia em que seria presidente da África do Sul”.

Não se esqueça: o que você fala, tem que fazer. Você precisa lutar até a última gota de sangue para materializar suas palavras. Tem que ir para a frente de batalha!

“Somos o que pensamos ser – o que queremos ser, o que fazemos acontecer.”

  Roberto Shinyashiki) – Psicólogo e escritor

Receba novidades

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *