
Definitivamente também, por tratar-se de um ser social, dificilmente progride se não estiver em convívio direto e amistoso com outros seres da mesma espécie.
Só que para conviver em harmonia e usufruir do tão esperado progresso, necessário se faz que ele atenda a determinadas condições comportamentais. Dentre elas, está uma boa e eficiente capacidade de interação, que passa por uma boa comunicação que, por sua vez, não ocorre quando qualquer das partes envolvidas não sabe ouvir.
Isso diz respeito àquelas pessoas que não permitem que o seu interlocutor inicie e conclua uma linha de raciocínio. Aquelas que mal o interlocutor começa a falar, ele já fica de língua coçando, doida para falar também e acaba irritando, quando não inviabilizando uma proveitosa conversa. Ou, pior ainda, aquele que torna o que poderia ser um agradável e produtivo diálogo, um excelente aprendizado, numa discussão, numa briga ou num frustrante e brusco “deixa pra lá!”.
No capítulo “O Velho Paradigma” da obra “O Monge e o Executivo”, o célebre escritor James C. Hunter trata do assunto de forma magistral, ensinando-nos que quando isso ocorre, a pessoa que interrompe a fala da outra manda, nas entrelinhas e mesmo que involuntariamente, os seguintes recados:
“Número um: se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que a sua cabeça estava mais preocupada com a sua resposta. Número dois: se você se recusa a me ouvir, não está valorizando a minha opinião. Número três: você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que eu tenho a dizer”.
Ele complementa a composição afirmando, taxativamente, que qualquer das opções é mensagem desrespeitosa e algo que jamais deverá ocorrer.
Cá entre nós: para quem luta por um lugar ao sol, por uma conquista de destaque e reconhecimento em sociedade ou no mercado de trabalho, incorrer em deslizes dessa natureza é arriscar-se a trocar uma possibilidade de sobrevivência, de alçar voo em direção a uma posição de destaque, pela manutenção da posição onde se encontra, ou mesmo despencar dessa posição.
Se esse for o seu caso, corrija-se o mais rapidamente possível!
Silvio Cayua
0 comentários