
Assim como um razoável conhecimento de língua portuguesa é de suma importância a todos os profissionais de uma empresa, além da especialização, é claro, a comunicação praticada por cada um deles, quer seja de forma oral, verbal ou escrita, é fundamental.
Uma boa comunicação é decisiva tanto por ocasião da contratação, quanto da permanência e, principalmente, ante uma possibilidade de ascensão funcional.
Derivada do termo latino communicare, que significa basicamente “tornar comum”, inteligível, a comunicação é determinante na interação das pessoas, na interpretação das normas, na propagação da filosofia de trabalho e no próprio processo de evolução da empresa. Um funcionário que tenha dificuldades para se adequar a essa particularidade, tornar-se-á um estranho no ninho e poderá, inclusive, inviabilizar a sua permanência na empresa.
Bem comunicar é aproximar, é interligar, é quebrar distâncias entre as pessoas, é transmitir ideias, sugestões, é entender e repassar, de modo preciso, o que foi dito, pensado, o que tem que ser feito…. É ter facilidade de expor um ponto de vista, é replicar fielmente o que foi prescrito, o que foi ensinado….
Como executar uma tomada de decisão, como conduzir uma equipe de trabalho numa mesma direção, num mesmo objetivo sem dispor dessa varinha mágica, que é uma boa comunicação?
Cumpre-se o que foi dito, o que foi falado, escrito…. A ordem que foi dada, não o que foi apenas pensado.
Não basta saber, portanto. Em ambiente coletivo, de produtividade por excelência, de busca de resultados, é indispensável uma boa capacidade de entender e de se fazer entender – uma boa capacidade de comunicação, enfim.
0 comentários