Sobre
Silvio Cayua
Silvio dos Santos Filho é o meu nome de batismo, caçula de quatro filhos de um casal humilde, nascido num bairro de periferia de Manaus-Am denominado Presidente Vargas, mas também conhecido por Matinha e mais recentemente, cognominado de Baixada da Matinha.
De um perfil agitado e preocupante na infância, mediante alguns interesses até de caráter emocional, eu fui aprendendo a puxar o freio de mão com o passar dos anos e, hoje, eu não me conceituaria um primor de amabilidade, mas bastante sociável.
Minha iniciação educacional se deu numa escola municipal de nome Antônio Teles de Souza, localizada nas proximidades na residência dos meus pais – uma velha casa de madeira coberta de palhas da selva e durante muito tempo desprovida de energia elétrica, na qual nasci e vivi até os 16 a 17 anos de idade, na maioria do tempo na companhia apenas de minha mãe.
Concluído o curso primário, fui encaminhado ao Colégio de Nossa Senhora de Aparecida (bairro vizinho e de mesmo nome) para o período ginasial e, quatro anos depois, ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde permaneci apenas um ano e meio, por conta da minha convocação à prestação de serviço militar obrigatório, optando pelo Exército Brasileiro e prestação de serviços numa unidade militar localizada em Boa Vista-RR.
O início dos meus estudos de segundo grau coincidiu com um período de turbulência na minha vida pessoal, culminando com o meu afastamento da casa de minha mãe, uma curta temporada na casa da minha irmã Cely, outra equivalente morando sozinho, apesar da pouca idade, e a vinculação ao Exército Brasileiro que se estenderia 28 anos à frente e fora de Manaus.
Meu despertar para as artes, na modalidade pintura, ocorreu no período ginasial, através de aulas práticas de Educação Artística. A literatura me despertaria interesse através de um professor de Língua Portuguesa de nome Joaquim Alencar, de quem fui aluno ao longo dos quatro anos do ciclo ginasial.
A pintura foi uma companheira de longos anos, apartando-se de mim cerca de 45 anos depois, após uma suspeita de câncer no pulmão que não se confirmou, mas o amor pela literatura vai de vento em popa e com jeito de quem vai durar até os meus últimos dias.
Minha estreia no mercado de trabalho formal se deu tão logo eu deixei de morar com a minha mãe, através de uma empresa de eletrodomésticos, da qual eu fui licenciado para prestar serviço militar obrigatório e retornar cerca de um ano depois, o que jamais ocorreria por conta da minha aprovação em concurso nacional para Sargento do Exército antes do final do prazo, no qual eu seria aprovado, promovido e ali permanecido por um período de 28 anos ininterruptos e passado à reserva remunerada.
A maior fatia da história que eu trago para contar, para motivar pessoas está delimitado pelo meu despertar para quem eu era, lá na infância, e a minha aprovação no concurso de Sargento do Exército. É esse período de vida o determinante da minha trajetória. É do que aconteceu nessa faixa de tempo que pessoas semelhantes a mim, na época, precisam saber, para fazerem a grande virada de jogo.
Essa é a mensagem que eu trago, esse é o ensinamento, o alerta que eu transformei em objetivo de vida no intuito de motivar pessoas a seguirem um passo a passo seguro e capaz de lhes propiciar dias melhores.
Informações
Nome: Silvio Cayua
Local: Fortaleza /Ceará
E-mail: silvio@silviocayua.com
Formação: Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas e Licenciado em Língua Portuguesa para os níveis fundamental e médio, pela Universidade Estadual do Ceará
Especialização: Motivacional Storytelling